

Certa vez assisti a uma reportagem interessante e jurei que escreveria sobre isso pra vocês, então vamos lá! Eu sempre falo sobre diferenças, diversidades, pluralidade, etc, porque isso me encanta muito. E, no Brasil, temos diversidade para dar e vender. Talvez pela extensão de seu espaço geográfico ou pela mistura de tantos povos, ou as duas coisas… Mas o fato é que temos diversas culturas que juntas formam uma só.
Um exemplo legal disso é que, no mesmo país, temos dois bairros chamados Liberdade. Aliás, podem existir até outros, mas hoje quero falar especialmente de dois. As duas Liberdades ficam em estados diferentes: uma em São Paulo outra na Bahia.
Liberdade de São Paulo é um bairro turístico, fica na capital do estado. Ele concentra a maior comunidade japonesa da cidade. Cidade esta que tem a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão. É lindo de se vez, muitas luzes, muita cultura oriental concentrada em um só lugar!
Existe outra Liberdade, bairro também localizado na capital, mas de outro estado: Liberdade da Bahia. Ele é um bairro bem populoso, mas seu destaque não é a cultura oriental, como em São Paulo, a cultura principal de lá é africana. Liberdade de Salvador já foi considerado o bairro com maior concentração de negros aqui no Brasil. E esse nome veio a partir da conquista da liberdade propriamente dita, após a guerra de Independência da Bahia, no século XVIII.
Coincidentemente, os dois estados brasileiros tiveram momentos históricos parecidos: independência na Bahia, após a guerra que eu citei e um ano depois, a independência do Brasil, às margens do Ipiranga, em São Paulo.
Duas Liberdades marcadas por culturas bem diferentes, mas que refletem as nossas raízes e a história da miscigenação. Por falar em liberdade, ainda bem que somos livres para saber de onde viemos e para ressaltar sempre essa raiz! Você também tem uma história sobre algum lugar?! Algum traço cultural que queira compartilhar com a gente?! Envie para o e-mail ana.p@gooc.com.br que será publicada aqui, no espaço de cultura!
Até mais!
Referências: http://www.bahia.com.br/pt-br
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/
http://www.portal-bairro-liberdade.com.br/
Autora: Mariana Motta