As “3 Raízes da Vida” Por Thái Nghiã

“Diante de tudo que passei na vida, gostaria de deixar algo útil, que agregue valor e promova uma prática sustentável para o público brasileiro, especialmente os consumidores da Goóc.

Desejo deixar as 3 PRÁTICAS das  Raízes da Vida.

 

Mandala-3R

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeira prática – Raiz pessoal: a SUPERAÇÃO

Antes de querer salvar o mundo, devemos salvar a nós mesmo. Tentarmos ser mais fortes, mais resistentes diante das dificuldades da vida.

Se tivermos uma boa Raiz, nos aprofundamos em nosso interior para buscar a energia e a alimentação, assim como a raiz faz ao aprofundar-se na terra. Quando a raiz for forte e profunda, a árvore agüentará bem as tempestades.

Iniciamos com as práticas: “1’m: um minuto “, “a respiração consciente”, “o retorno a si mesmo quando estiver em dificuldade”, “a gratidão”, “ a valorização do que se tem”.

 

Segunda prática: Raiz Cultural –  CULTURA

Para que vivemos, sobrevivemos às tempestades? Todos nós um dia partiremos.

O que deixaremos para as próximas gerações, se não as boas praticas, boas tradições de nossa família, nossos pais, nossa região, nosso país, nossa cultura? Se nos deixarmos influenciar demasiadamente pela tecnologia, pelo sistema econômico atual e não tivermos a consciência de nossa Raiz, iremos perdê-la.

Devemos aprender com os bons exemplos externos, mas precisamos praticar os nossos bons costumes, a nossa cultura. Depois de 35 anos do Brasil, percebi que os brasileiros estão perdendo muito de sua boa cultura. Se não tivermos cuidado, seremos mais “uma colônia” americana ou européia… Onde está nossa Identidade, nossa Cultura, nossa Tradição?

Vamos preservar nossas boas tradições como o respeito aos pais, o pensamento mais  coletivo e menos individualista, as tradições como Festa Junina, a maneira de viver, comer, vestir, de se relacionar.

 

Terceira pratica: Raiz Ambiental –  CONSCIÊNCIA

Não só preservamos a nós mesmo, nossa cultura, mas também o meio ambiente pela maneira que consumimos. Vamos praticar os 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar nossos bens materiais. Será que precisamos recorrer aos bens materiais para sermos mais felizes ? Recorrer ao status, marcas caras, “fast fashion”, descartar os bens rapidamente para preencher nosso vazio e nos sentirmos mais felizes?  Será que precisamos mesmo disso?

E se no lugar disso tudo, buscarmos deixar recursos naturais para outros, para as gerações futuras, um pedaço do que existe hoje ?

Em lugar de buscar a EXCLUSIVIDADE, devemos procurar a INCLUSÃO dos rejeitados da sociedade: o que é considerado lixo, o proveniente das periferias, e reintegrá-los em nossas vidas, em nosso contexto, nosso dia a dia.

Eu já fui considerado assim há 35 anos, quando poderia ter sido excluído da sociedade paulistana; mas pela bondade dos paulistanos, fui reintegrado a esta sociedade da qual faço parte até hoje. Este é o conceito de INCLUSÃO no contexto da Goóc, assim como a reintegração dos pneus velhos em nossas sandálias, dos retalhos de confecções em nossas bolsas e mochilas.

Sinto o desejo de propagar estas práticas para as próximas gerações como um dever para retribuir o que recebi dos brasileiros, uma forma de Gratidão ao Brasil até o final de minha vida.

 

Thái Quang Nghia.

Goóc 3 Razes.

Author: Gooc Eco Sandal

Share This Post On

1 Comment

  1. Um prazer conhece-lo sou estudante do meusucesso. Eu acredito que quanto mais o homem respeitar o coletivo mais a sociedade entrara em harmonia com a natureza. Ainda estou trabalhando para colocar em pratica meu proposito, mas com inspirações como a sua estou firme para coloca-lo em pratica.
    Obrigado pela inspiracao.
    Gostaria muito de conhecer sua fabrica.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *