História

“Surdo, Cego e Mudo”Thai Sandalia

Thái Quang Nghiã, com 21 anos fugiu do Vietnã em busca de liberdade e um novo horizonte de possibilidades. O país naquela época vivia um regime político autoritário, uma realidade dura para jovens cheios de ideais e esperança de um futuro melhor.

Em 1979, um petroleiro da Petrobras encontrou um barco de pesca em alto mar no sudeste asiático. Após o resgate, Thái tornou-se cidadão brasileiro e de refugiado passou a aluno, quando quatro anos após sua chegada em terras tupiniquins ingressou na Universidade de São Paulo (USP).

Durante sua trajetória no Brasil, Thái começou a vender sandálias de pneus e bolsas artesanais. Logo, de aluno passou a empreendedor, quando em 1986 fundou o Grupo Domini, empresa na qual utilizou materiais reciclados para a produção de calçados e acessórios.

Inspirado pela cultura e pela história do povo Vietnamita, Thái desenvolveu a produção de sandálias, papetes e outros calçados com solado de borracha reciclada de Pneus. Hoje, 30 anos depois de ter sido resgatado, Thái Quang Nghiã é um brasileiro naturalizado, engajando centenas de pessoas na causa da Reciclagem de Pneu.

Em cada item fabricado pela Goóc existe uma filosofia de vida, que faz com que os produtos tenham uma identidade original, sejam inovadores e ecologicamente corretos.

Do zero…
“…normalmente, as pessoas começam do zero. Eu comecei a minha vida sozinho no Brasil negativamente: mudo, pois não falava português; surdo, porque não entendia nada e cego, uma vez que não sabia onde estava e para onde deveria ir. Além da saudade enorme da família, dos amigos e do país… Além de tudo sem um tostão, sem futuro. A única coisa que ganhei foi a liberdade, consegui sair do regime comunista. A responsabilidade de cuidar da minha própria vida.”  – Thái Quang Nghiã 

A Goóc é hoje uma empresa sólida, que investe fortemente em técnicas de produção utilizando materiais reciclados. A empresa tem no design um diferencial estratégico e suas campanhas de marketing promovem o consumo consciente, voltado ao aproveitamento de materiais, ao conforto, à beleza e à construção de um mundo melhor.